Você é um concurseiro iniciante na área de tribunais e está se perguntando por onde começar?
No início da jornada de um concurseiro é normal aparecerem dúvidas como “qual concurso tem mais estabilidade?”, “qual concurso tem o melhor salário?” e, o mais importante, “qual é o concurso mais fácil para quem está começando?”.
Ao contrário do que muita gente pensa, existem, sim, concursos públicos mais fáceis que outros.
Neste artigo vamos explorar quais concursos públicos são mais fáceis para os iniciantes e as vantagens que eles oferecem para quem quer começar agora no mundo dos concursos públicos de tribunais.
Tribunais de Justiça
Na área dos concursos de tribunais, os concursos dos TJ’s (Tribunais de Justiça) são considerados os mais fáceis para os iniciantes.
Cada estado possui seu próprio TJ que costumam oferecer vagas de nível médio em seus concursos públicos.
Se comparado com os Tribunais Federais, que exigem nível superior, os TJ’s são considerados concursos públicos mais fáceis.
Tribunais federais
Os concursos de Tribunais Federais apresentam dificuldade mais elevada para o iniciante porque todos eles exigem ensino de nível superior para seus cargos.
Outra coisa que todos eles têm em comum é que os conteúdos são cobrados com profundidade.
É necessário que o concurseiro se prepare com foco e dedicação.
O que diferencia os concursos de tribunais em nível de dificuldade é a quantidade de matérias exigidas em cada um deles.
A seguir apresentaremos os concursos de Tribunais Federais, do mais fácil ao mais difícil, de acordo com a quantidade de matérias.
Tribunal Regional Eleitoral
Quando falamos sobre concursos públicos dos Tribunais Federais (TREs, TRTs, TRFs), o concurso do TRE é considerado o mais fácil.
Isso porque este concurso costuma cobrar menos matérias em suas provas se comparado aos outros Tribunais Federais.
Essa característica é uma vantagem para os concurseiros iniciantes, já que o estudo se torna menos pesado para quem está começando na área.
Tribunal Regional do Trabalho
Em questão de dificuldade, os concursos dos TRT’s vêm logo após os TRE’s.
Nestes concursos, é exigido um bloco de conhecimento a mais que nos TRE’s: O bloco Trabalhista.
Além disso, dentro do bloco trabalhista são exigidas duas matérias: Direito do Trabalho e Processo do Trabalho.
Por esse motivo os concursos do Tribunal Regional do Trabalho são vistos como de dificuldade média, pela quantidade de conteúdo cobrado.
Tribunal Regional Federal
Para o iniciante, o concurso de tribunal mais difícil é o dos TRF’s.
Os concursos públicos dos Tribunais Regionais Federais cobram a maior quantidade de conteúdo entre todos os tribunais federais.
Além de Direito Administrativo e Constitucional, os TRFs também exigem Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal e Direito Processual Penal, além das matérias básicas exigidas em todos os concursos de tribunais.
Lembre-se que um concurso considerado mais fácil não necessariamente será o melhor concurso para você.
Analise o cenário de cada tribunal e escolha qual deles você mais se identifica.
Leve em conta também as datas previstas para cada concurso e tente priorizar os concursos com datas mais próximas, sempre adaptando seus estudos para aumentar suas chances de aprovação.
No aplicativo do Aprovação Ágil você encontra materiais, ferramentas, aulas, desafios e muito mais para ser aprovado no concurso de tribunais que escolher.
Para conferir mais dicas e estratégias completas sobre concursos de tribunais para iniciantes, confira o vídeo “INICIANTE EM CONCURSO DE TRIBUNAL? Esse é o MAIS FÁCIL para começar.” em nosso canal no Youtube.
Te desejo boa sorte em sua escolha e em sua jornada rumo à aprovação!