Quando se trata de concursos públicos, a maioria dos concurseiros se perde em um mar de conteúdo, acreditando que precisa estudar tudo para ser aprovado.
Mas será que isso é verdade?
Estudos e análises mostram que, em concursos públicos para cargos técnicos, por exemplo, cerca de 93% das questões são baseadas diretamente na lei seca.
No artigo de hoje vamos falar sobre a importância do estudo da lei seca para concursos públicos.
O que é a lei seca?
Mas o que é essa tal de lei seca?
Não estamos falando da lei que proíbe bebidas alcoólicas.
Na linguagem dos concurseiros, lei seca é o termo utilizado para se referir ao texto puro da lei, sem comentários, doutrinas ou jurisprudências.
Focar nesse conteúdo pode ser a chave para se destacar e garantir uma nota que assegure a aprovação em concursos públicos.
Estratégia eficaz: lei seca e súmulas
Ao contrário do que muitos concurseiros pensam, dedicar-se à lei seca e às súmulas pode ser uma estratégia extremamente eficaz.
Em concursos para cargo de analista, a situação é semelhante: 85% das questões envolvem a lei seca, mas quando somadas às súmulas, esse percentual sobe para mais de 90%.
O simples funciona, especialmente em concursos públicos de tribunais, onde o conteúdo é mais objetivo e direto.
A escolha entre o conteúdo previsível e o extenso
Investir tempo nos conteúdos mais previsíveis, que representam a maioria das questões, é a melhor estratégia para quem busca os primeiros lugares.
Em contrapartida, mergulhar em materiais teóricos extensos, com poucas chances de serem cobrados, pode levar à frustração, já que muitos desses detalhes complexos raramente aparecem nas provas.
Ferramentas de estudo eficientes: O material enxuto
Para focar em um estudo mais objetivo para concursos públicos é essencial ter uma ferramenta de estudo efetiva.
Um material enxuto, que resuma o que realmente cai nas provas, pode fazer toda a diferença.
Em comparação, um concurseiro estudando com material compacto e focado, que permite revisões constantes, estará mais preparado para o dia da prova do que um concurseiro que utilizou um conteúdo volumoso e difícil de revisar.
O segredo está em adotar estratégias que otimizem seu tempo e maximizem seus acertos.
Ferramentas de estudo que facilitam a revisão e o foco nos pontos essenciais são cruciais.
E, hoje, existem materiais enxutos e direcionados para cada disciplina, desde a lei seca até tópicos doutrinários, garantindo que você esteja pronto para qualquer desafio.
Para saber mais sobre como estudar de forma focada e eficiente para gabaritar em concursos, assisto o vídeo “Você GABARITA qualquer PROVA DE CONCURSO com isso:” em nosso canal no YouTube.
Te desejo uma boa preparação para seu próximo concurso público e boa sorte em sua aprovação!